SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue03Imaginário, trabalho e sexualidade entre os coletores de caranguejo do salgado paraense author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

SANTOUCY, Luíza Barros; SANTOS, Viviane Amaral dos; CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo  and  COSTA, Liana Fortunato. Mulheres que denunciam violência sexual intrafamiliar. Rev. Estud. Fem. [online]. 2014, vol.22, n.03, pp.731-754. ISSN 1806-9584.

O estudo tem por objetivo compreender o papel de mulheres que fazem denúncia de violência sexual, perpetrada por um membro de sua convivência, contra seu filho/a. O trabalho apresenta resultados de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco mães de crianças vítimas de violência sexual intrafamiliar. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin, dividindo-se os resultados em quatro categorias: (a) susto, culpa, raiva, dúvida são as primeiras reações frente à revelação; (b) a dor da verdade torna-se força para agir; (c) as instâncias de proteção e de garantia de direitos e as expectativas de apoio e resolução; e (d) transformar-se e ir em frente. As motivações para a proteção decorreram do vínculo materno filial fortalecido e do reconhecimento do dever materno de proteger e cuidar. Destacou-se o papel crucial das instituições de proteção e garantia de direitos e concluiu-se que as adversidades e o sofrimento conduziram a mudanças na forma de encarar e perceber as experiências da vida dessas mães.

Keywords : Violência Sexual Intrafamiliar; Maternidade; Gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )