SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número03Imaginário, trabalho e sexualidade entre os coletores de caranguejo do salgado paraense índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

SANTOUCY, Luíza Barros; SANTOS, Viviane Amaral dos; CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo  y  COSTA, Liana Fortunato. Mulheres que denunciam violência sexual intrafamiliar. Rev. Estud. Fem. [online]. 2014, vol.22, n.03, pp.731-754. ISSN 1806-9584.

O estudo tem por objetivo compreender o papel de mulheres que fazem denúncia de violência sexual, perpetrada por um membro de sua convivência, contra seu filho/a. O trabalho apresenta resultados de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco mães de crianças vítimas de violência sexual intrafamiliar. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin, dividindo-se os resultados em quatro categorias: (a) susto, culpa, raiva, dúvida são as primeiras reações frente à revelação; (b) a dor da verdade torna-se força para agir; (c) as instâncias de proteção e de garantia de direitos e as expectativas de apoio e resolução; e (d) transformar-se e ir em frente. As motivações para a proteção decorreram do vínculo materno filial fortalecido e do reconhecimento do dever materno de proteger e cuidar. Destacou-se o papel crucial das instituições de proteção e garantia de direitos e concluiu-se que as adversidades e o sofrimento conduziram a mudanças na forma de encarar e perceber as experiências da vida dessas mães.

Palabras clave : Violência Sexual Intrafamiliar; Maternidade; Gênero.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )