SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número03Imaginário, trabalho e sexualidade entre os coletores de caranguejo do salgado paraenseLa política de cuidados en Uruguay: un avance para la igualdad de género? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

GOMES, Carlos Magno. O femicídio na ficção de autoria feminina Brasileira. Rev. Estud. Fem. [online]. 2014, vol.22, n.03, pp.781-794. ISSN 1806-9584.

Este artigo apresenta um estudo sobre as representações da violência de gênero, com ênfase no femicídio - homicídio de mulheres -, nas narrativas contemporâneas brasileiras. Analisa-se como a violência de gênero e o femicídio são construídos em "A língua do p (1974)", de Clarice Lispector, e "Venha ver o pôr do sol" (1970), de Lygia Fagundes Telles. Essas narrativas descrevem as sutilezas da violência simbólica, a agressividade da violação sexual e a brutalidade do assassinato premeditado, respectivamente. Metodologicamente, parte-se das diferentes abordagens das ciências sociais e das teorias feministas acerca da "Lei Maria da Penha" e da violência de gênero, propostas por Constância Lima Duarte, Lia Zanotta Machado e Rita Laura Segato.

Palabras clave : Violência de Gênero; Femicídio; Estupro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )