SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue03La política de cuidados en Uruguay: un avance para la igualdad de género?Uma etnografia sobre o atendimento psicoterapêutico a transexuais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

FLORES, Maria Bernardete Ramos. Androginia e surrealismo a propósito de Frida e Ismael - velhos mitos: eterno feminino. Rev. Estud. Fem. [online]. 2014, vol.22, n.03, pp.815-837. ISSN 1806-9584.

Nas primeiras décadas do século XX, retorna o mito do Andrógino como promessa de felicidade espiritual. Entre os surrealistas, a androginia junto ao culto da mulher funcionou como alteridade, como valorização dos subterrâneos da modernidade. A androginia aparece em vários trabalhos de Frida Kahlo no México e Ismael Nery no Brasil, ambos com aproximação ao Surrealismo. Em Frida, o mito oscila entre espiritual e político, entre transgressão e sujeição, vai do lesbianismo e do desejo de inversão dos tradicionais papéis de gênero à dissolução de sua própria identidade, submetida no amor pelo marido. Ismael, na duplicidade de seus autorretratos e na iconografia dos casais amorosos, expressa a fusão dos sexos como parte do mundo das ideias. "Sexo artístico por excelência", os mitos aparecem com maior força na arte de Ismael Nery.

Keywords : Androginia; Surrealismo; Frida Kahlo; Ismael Nery.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )