SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número03Mujeres y acción colectiva para la regularización de la tierra: un caso de Monterrey, México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

MEYER, Dagmar Estermann; KLEIN, Carin; DAL'IGNA, Maria Cláudia  e  ALVARENGA, Luiz Fernando. Vulnerabilidade, gênero e políticas sociais: a feminização da inclusão social. Rev. Estud. Fem. [online]. 2014, vol.22, n.03, pp.885-904. ISSN 1806-9584.

O artigo desdobra-se de uma pesquisa realizada com gestores/as e técnicos/as, vinculados/as a secretarias municipais, envolvidos/as com a implementação de políticas e programas de inclusão social, em um município da Grande Porto Alegre/RS. Nele discutimos, na perspectiva dos estudos de gênero e estudos culturais pós-estruturalistas, um movimento de generificação que nomeamos de "feminização da inclusão social", focalizando a situação do emprego e as condições de trabalho, a infraestrutura dos serviços e os modos como profissionais/técnicas se veem na implementação das políticas. Argumentamos que promover inclusão social pressupõe desenvolver e desempenhar um conjunto de capacidades representadas como sendo 'da ordem do feminino', que são constitutivas da feminização que as políticas incorporam e fazem funcionar.

Palavras-chave : Vulnerabilidade; Gênero; Políticas; Inclusão Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )