SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número03"Los peregrinajes de los feminismos de color en el pensamiento de María Lugones" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Rev. Estud. Fem. [online]. 2014, vol.22, n.03, pp.935-952. ISSN 1806-9584.

Em Heterosexualism and the Colonial/Modern Gender System (2007), propus uma leitura da relação entre o colonizador e o/a colonizado/a em termos de gênero, raça e sexualidade. Com isso eu não pretendia adicionar uma leitura gendrada e uma leitura racial às já sabidas relações coloniais. Ao invés disso, eu propus uma releitura da própria modernidade capitalista colonial moderna. Isso se dá porque a imposição colonial do gênero atravessa questões sobre ecologia, economia, governo, relaciona-se ao mundo espiritual e ao conhecimento, bem como cruza práticas cotidianas que tanto nos habituam a cuidar do mundo ou a destruí-lo. Proponho este quadro conceitual não como uma abstração da experiência vivida, mas como uma lente que nos permita ver o que está escondido de nossas compreensões sobre raça e gênero e sobre as relações de cada qual à heterossexualidade normativa.

Palabras clave : Gênero; Raça; Sexualidade; Colonialidade; Heterossexualidade Normativa; Feminismo Descolonial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )