SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1The challenges of a violence and crime prevention project: the Women for Peace in Santa Luzia/MG."Homoaffective" marriage and sexual politics: implications of the use of affection as justification for same-sex unions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de  and  RABAY, Glória. Usos e incompreensões do conceito de gênero no discurso educacional no Brasil. Rev. Estud. Fem. [online]. 2015, vol.23, n.1, pp.119-136. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/0104-026X2015v23n1p/119.

Gênero é um conceito de difícil compreensão e tem se tornado praticamente sinônimo de sexo na linguagem comum e até mesmo acadêmica. Este trabalho, financiado pelo CNPq, assinala usos e incompreensões deste conceito no campo educacional no Brasil e suas implicações para as políticas e práticas educacionais. Primeiro, enfoca a substituição da variável sociológica sexo por gênero, em formulários de identificação e tabelas de caracterização de sujeitos, e a confusão entre paridade de sexo e equidade de gênero, que reduz este a uma característica individual ou um marcador identitário. Segundo, demonstra a incompreensão expressa nas percepções e nos discursos de docentes de ambos os sexos, situados em cursos superiores masculinos, onde segue invisível ou não problematizado o gendramento de campos de conhecimento e carreiras; e destaca, em discursos de mulheres docentes de Matemática, o desconhecimento da problemática em uma disciplina onde a presença de mulheres continua reduzida. Argumenta, enfim, sobre a importância da transversalização da perspectiva de gênero no ensino superior e na pesquisa.

Keywords : Gênero; Sexo; Discurso Educacional; Docentes Universitários/as..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )