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Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

FRANCO, Neil  e  CICILLINI, Graça Aparecida. Professoras trans brasileiras em seu processo de escolarização. Rev. Estud. Fem. [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.325-346. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/0104-026X2015v23n2p325.

Este artigo contextualiza os caminhos percorridos e os obstáculos enfrentados por professoras trans brasileiras durante seu processo de escolarização e inserção na docência. Seus relatos, analisados à luz das teorias pós-críticas, sobretudo a teoria queer, elucidaram suas vidas escolares emaranhadas por processos de resistências e enfrentamentos constantes desde a educação básica, passando pela educação superior e mantendo-se na atuação docente. Nesse sentido, o discurso dessas professoras possibilitou a emersão de "sinais de fissuras na heteronormatividade", confirmando que, apesar de seu papel hegemônico como reprodutora e mantenedora das normas de gênero e de sexualidades, a escola é num dos espaços possíveis para a efetivação do direito de constituir-se como humano.

Palavras-chave : professoras trans; escola; teoria queer; transfobia.

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