SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Mulheres e tráfico de drogas: aprisionamento e criminologia feministaIdentidad profesional y factores de riesgo ocupacional de las profesoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

LEITE, André Filipe dos Santos  e  OLIVEIRA, Thiago Ranniery Moreira de. Sobre educar médicas e médicos: marcas de gênero em um currículo de medicina. Rev. Estud. Fem. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.779-801. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/0104-026X2015v23n3p779.

Este artigo investiga como normas de gênero marcam o funcionamento do discurso pedagógico da Medicina em um currículo de formação médica. A partir de observações participantes, somadas a uma linha de ação inspirada na analítica do discurso de Michel Foucault, argumenta-se que o currículo da Medicina é constituído por um conjunto de discursos que posicionam corpos generificados, articulados em torno tanto de uma medicalização da moralidade sexual como de uma moralização sexual da Medicina. Ao conectar reprodução, capacidades cognitivas e processos de cuidado em saúde a matrizes generificadas de relações, explora-se como as estratégias discursivas suplementam e transformam o horizonte médico, concebido como homogêneo e estável, em um jogo de significações que indicam que a Medicina, ou pelo menos a educação médica, talvez não seja tão biomédica assim.

Palavras-chave : Currículo Médico; Discurso Pedagógico da Medicina; Normas de Gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )