SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Women who Love too Much: Conjugalities and Narratives of Experience of SufferingLow Income Families and Schooling: Presence of Families in the School Daily Life and Parents' Projects for Sons and Daughters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026xOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

ASSUNCAO, Viviane. Migrantes por amor? Ciclo de vida, gênero e a decisão de migrar em diferentes fases da vida. Rev. Estud. Fem. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.63-80. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1805-9584-2016v24n1p63.

Este artigo mostra a importância do curso de vida, entrelaçado à perspectiva de gênero, para analisar os processos de tomada de decisão de mulheres brasileiras sobre migrar (ou não) para a Holanda para viverem com seus companheiros holandeses. Segundo as interlocutoras de uma pesquisa etnográfica realizada entre 2012 e 2013, a idade é um importante fator a ser considerado para ponderar os riscos, vantagens e desvantagens da migração. Além da faixa etária, outros marcadores do curso de vida, como ter filhas/os, o nascimento das/os netas/os e a idade destes indivíduos também são considerados em suas decisões. O artigo também traz as considerações das interlocutoras da pesquisa sobre o amor, que, segundo elas, difere a cada fase da vida. Mais do que o amor por seus companheiros holandeses, elas evidenciam e reificam a idealização do amor materno.

Keywords : migração; casamentos interculturais; ciclo de vida; faixa etária; gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )