SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Mulheres que amam demais: conjugalidades e narrativas de experiência de sofrimentoFamílias de setores populares e escolarização: acompanhamento escolar e planos de futuro para filhos e filhas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

ASSUNCAO, Viviane. Migrantes por amor? Ciclo de vida, gênero e a decisão de migrar em diferentes fases da vida. Rev. Estud. Fem. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.63-80. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1805-9584-2016v24n1p63.

Este artigo mostra a importância do curso de vida, entrelaçado à perspectiva de gênero, para analisar os processos de tomada de decisão de mulheres brasileiras sobre migrar (ou não) para a Holanda para viverem com seus companheiros holandeses. Segundo as interlocutoras de uma pesquisa etnográfica realizada entre 2012 e 2013, a idade é um importante fator a ser considerado para ponderar os riscos, vantagens e desvantagens da migração. Além da faixa etária, outros marcadores do curso de vida, como ter filhas/os, o nascimento das/os netas/os e a idade destes indivíduos também são considerados em suas decisões. O artigo também traz as considerações das interlocutoras da pesquisa sobre o amor, que, segundo elas, difere a cada fase da vida. Mais do que o amor por seus companheiros holandeses, elas evidenciam e reificam a idealização do amor materno.

Palavras-chave : migração; casamentos interculturais; ciclo de vida; faixa etária; gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )