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Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

CARVALHO, Marília Pinto de; LOGES, Tatiana Avila  y  SENKEVICS, Adriano Souza. Famílias de setores populares e escolarização: acompanhamento escolar e planos de futuro para filhos e filhas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.81-99. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1805-9584-2016v24n1p81.

Com o objetivo de compreender a influência da socialização familiar nas diferenças entre o desempenho escolar de meninas e meninos, foi realizado estudo qualitativo junto a oito famílias de setores populares na cidade de São Paulo. Este artigo enfoca a presença dos responsáveis no cotidiano escolar e os projetos de futuro traçados por adultos e crianças. A mobilização das famílias na escolha da escola não apresentava diferenças conforme o sexo do filho/a, mas pais e mães acompanhavam mais estritamente a escolarização dos meninos. Havia a expectativa de que os meninos entrassem para o mercado de trabalho em torno dos 16 anos e, paralelamente, as meninas eram responsabilizadas desde antes dos 10 anos por tarefas domésticas. E havia diferenças sutis nas expectativas parentais de profissão e escolarização, mais altas para os filhos, apesar de suas irmãs apresentarem melhor desempenho na escola e traçarem planos profissionais mais ambiciosos.

Palabras clave : gênero; escolarização; socialização; família; setores populares urbanos.

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