SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Usos de substâncias psicoativas por mulheres: a importância de uma perspectiva de gêneroLas madres bricoleurs. Estrategias, prácticas y modelos maternales contemporáneos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

CARDOSO, Lívia de Rezende. Relações de gênero, ciência e tecnologia no currículo de filmes de animação. Rev. Estud. Fem. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.463-484. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/0104-026X2016v24n2p463.

Invenções, tecnologias, experimentos, livros e ferramentas são elementos que fazem parte das tramas de Tá chovendo hambúrguer I e II. O presente artigo tem o objetivo de analisar as relações de gênero em tais filmes de animação que apresentam como pano de fundo invenções e verdades científicas e tecnológicas, permeadas por demandas generificadas. Desse modo, argumento que, nos filmes analisados, são produzidas posições de sujeito diferenciadas para homens e mulheres por meio do discurso científico-tecnológico. Nos artefatos culturais analisados, alguns sujeitos são próprios do fazer científico, do racional, da inventividade tecnológica. Outros possuem papel secundário, coadjuvante e de assistência. Isso contribui para a produção de sujeitos generificados na ciência. Assim, em meio a hambúrgueres, queijos e molhos, chovem discursos e demandas para o governo daqueles/as que os assistem.

Palavras-chave : Relações de Gênero; Discurso Científico; Subjetivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )