SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Mothers as 'Bricoleurs': Strategies, Practices and Contemporary Models of MotherhoodDomestic Violence and the Maria da Penha Law: Profile of Aggression in Women Sheltered in a Social Unit of Protection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026xOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

SOUZA, Candice Vidal e. Professoras de Antropologia em Minas Gerais: notas sobre a condição da margem. Rev. Estud. Fem. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.499-520. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1805-9584-2016v24n2p499.

O artigo considera a história profissional de algumas mulheres que ensinaram Antropologia na Universidade Federal de Minas Gerais, a partir dos anos 60, para argumentar que o lugar de professora em um ambiente intelectual a caminho da especialização produziu a exclusão ou a marginalização dessas mulheres no cenário local e nacional. Reflete-se sobre a condição de mulheres que estão à parte dos circuitos prestigiados da Antropologia brasileira, pois a situação da Antropologia, em Minas Gerais, também pode ser tomada por periférica em relação as outras Ciências Sociais e a outros centros de ensino e pesquisa em Antropologia. Desse modo, proponho que a história da disciplina deve compreender as carreiras outsiders, de mulheres e homens, em termos dos processos de diferenciação fundados em aspectos de gênero, classe social e modos de formação profissional.

Keywords : ensino de Antropologia; professoras universitárias; hierarquias profissionais; Minas Gerais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )