SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Las madres bricoleurs. Estrategias, prácticas y modelos maternales contemporáneosViolência doméstica e a Lei Maria da Penha: perfil das agressões sofridas por mulheres abrigadas em unidade social de proteção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

SOUZA, Candice Vidal e. Professoras de Antropologia em Minas Gerais: notas sobre a condição da margem. Rev. Estud. Fem. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.499-520. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1805-9584-2016v24n2p499.

O artigo considera a história profissional de algumas mulheres que ensinaram Antropologia na Universidade Federal de Minas Gerais, a partir dos anos 60, para argumentar que o lugar de professora em um ambiente intelectual a caminho da especialização produziu a exclusão ou a marginalização dessas mulheres no cenário local e nacional. Reflete-se sobre a condição de mulheres que estão à parte dos circuitos prestigiados da Antropologia brasileira, pois a situação da Antropologia, em Minas Gerais, também pode ser tomada por periférica em relação as outras Ciências Sociais e a outros centros de ensino e pesquisa em Antropologia. Desse modo, proponho que a história da disciplina deve compreender as carreiras outsiders, de mulheres e homens, em termos dos processos de diferenciação fundados em aspectos de gênero, classe social e modos de formação profissional.

Palabras clave : ensino de Antropologia; professoras universitárias; hierarquias profissionais; Minas Gerais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )