SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Judith Gautier e o espanto de Baudelaire: papéis sociais e espaços literários no século XIXPara além do gênero: mulheres e homens em engenharias e licenciaturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SANTOS, Vívian Matias dos. Uma "perspectiva parcial" sobre ser mulher, cientista e nordestina no Brasil. Rev. Estud. Fem. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.801-824. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2016v24n3p801.

Este artigo propõe compreender como mulheres cientistas estão inseridas na produção de conhecimento científico e tecnológico em universidades públicas federais específicas da Região Nordeste do Brasil. A realização de entrevistas e observações diretas nos seus cotidianos de trabalho tornaram possível a construção de reflexões alicerçadas nas experiências sociais de mulheres cientistas pertencentes a dois grandes ramos de saberes: humanidades e as ciências supostamente "exatas". Por meio desta abordagem, situada e parcial, sobre a inserção e permanência de mulheres nas ciências contemporâneas, pudemos observar a conservação de antigas questões que ainda se colocam como prementes na compreensão feminista e de gênero das ciências.

Palavras-chave : Mulheres cientistas; gênero; ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )