SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Entre o obsceno e o científico: pornografia, sexologia e a materialidade do sexoRedes de enfrentamento da violência contra mulheres no Sertão de Pernambuco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

LONGARAY, Deise Azevedo  y  RIBEIRO, Paula Regina Costa. Travestis e transexuais: corpos (trans)formados e produção da feminilidade. Rev. Estud. Fem. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.761-784. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2016v24n3p761.

Neste artigo, discutimos a fabricação dos corpos de travestis e transexuais, problematizando os efeitos produzidos em seus processos de subjetivação. Para tanto, analisamos enunciações produzidas a partir da metodologia da História Oral Temática e da Observação Participante. No processo de constituição das travestilidades e transexualidades, investir na fabricação de um corpo feminino é uma forma de torná-lo visível e atrativo. A prostituição é destacada como uma experiência que produz efeitos na construção da feminilidade e da fabricação de si. A partir de técnicas de si, transexuais e travestis trazem à tona diferentes posições de sujeito, evidenciando outras possibilidades de viver os gêneros e as sexualidades, desafiando, em muitos casos, a heteronormatividade.

Palabras clave : corpos; travestis; transexuais; feminilidade; (re)invenção de si.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )