SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Travestis e transexuais: corpos (trans)formados e produção da feminilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SCOTT, Parry; NASCIMENTO, Fernanda Sardelich; CORDEIRO, Rosineide  e  NANES, Giselle. Redes de enfrentamento da violência contra mulheres no Sertão de Pernambuco. Rev. Estud. Fem. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.851-870. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2016v24n3p851.

Objetivamos analisar as redes institucionais e de interconhecimento acionadas pelas mulheres rurais para enfrentar a violência, em municípios do Sertão de Pernambuco, Brasil. Usando trabalho de campo, entrevistas e discussões em grupo, numa pesquisa colaborativa com o Movimento de Mulheres Trabalhadores Rurais do Sertão Central, apresentamos a existência de porosidade entre as redes, que repercute nas lógicas operacionais político-legais de enfrentamento. Ambas as redes mantêm posturas contraditórias, de ajuda/suporte e, também, de recusa de apoio/assistência para evitar e sair das situações de violência. Propostas de implementação de políticas para as mulheres do campo e da floresta devem atentar para esses elos de porosidade que vulnerabilizam e ferem possibilidades de garantia dos direitos humanos das mulheres.

Palavras-chave : Mulheres rurais; violência; redes de atendimento; agência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )