SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Algumas notas sobre bonecas para mulheres "negras" em MaputoMusicalidades das cabo-verdianas nas roças de São Tomé e Príncipe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

CABANILLAS, Natalia. Normalizar a existencia lésbica. Ativismo visual em Free Gender e em Zanele Muholi, Cidade do Cabo, África do Sul. Rev. Estud. Fem. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.941-958. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2016v24n3p941.

O presente artigo analisa as ressonâncias entre o ativismo de Free Gender - organização de mulheres negras lésbicas (Khayelitsha, Cidade do Cabo) e o art-ivismo LGTBI de Zanele Muholi (África do Sul). Discute-se quais são os recursos utilizados para a produção artesanal da existência lésbica, a sua normalização e individuação: de um lado, as participações e intervenções públicas de Free Gender nos espaços comunitários; e do outro, a produção de retratos e de cenas da intimidade - as séries fotográficas de Zanele Muholi Faces and Phases e Beloved. Por último, sublinha-se a dimensão subversiva de fundar o arquivo LGTBI e contestar o arquivo colonial com as suas múltiplas representações estereotipadas das sexualidades das mulheres negras.

Palavras-chave : Ativismo LGTBI; Mulheres negras; Sexualidade; Arquivo..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )