SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Cultura do estupro - a prática implícita de incitação à violência sexual contra mulheresHacia la búsqueda de vidas vivibles. El caso de las Feministes Indignades en Barcelona índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

REA, Caterina Alessandra. Redefinindo as fronteiras do pós-colonial. O feminismo cigano no século XXI. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.31-50. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n1p31.

Este texto pretende apresentar o fenômeno do feminismo romani (cigano) que, a partir do começo do século XXI, está se desenvolvendo em vários países europeus e das Américas com a intenção de empoderar as mulheres ciganas no seio das comunidades e da sociedade majoritária. Desenvolvendo uma perspectiva interseccional em termos de gênero, raça e classe, as autoras ciganas, ativistas e acadêmicas, se colocam em diálogo com as correntes feministas pós-coloniais, em particular, com o feminismo negro e chicano norte-americanos. Nesta ótica, o feminismo romani propõe uma redefinição das fronteiras do pós-colonial, enfatizando novos espaços de subalternidade e de luta, e atravessando territórios geográficos-simbólicos que costumamos pensar como centrais e hegemônicos.

Palavras-chave : feminismo romani; gênero; interseccionalidade; raça; pós-colonial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )