SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Hacia la búsqueda de vidas vivibles. El caso de las Feministes Indignades en BarcelonaContribuições feministas para os estudos acerca do aprisionamento de mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

CONRADO, Mônica  e  RIBEIRO, Alan Augusto Moraes. Homem Negro, Negro Homem: masculinidades e feminismo negro em debate. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.73-97. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n1p73.

De início, situamos a emergência dos conceitos Blackness, Black Experience e de interseccionalidades no marco da história do pensamento feminista negro, marcadamente nos Estados Unidos. Depois, por considerar que bell hooks e Patricia Collins elaboraram reflexões teóricas sobre homens e masculinidades negras a partir de uma perspectiva interseccional, damos destaque aos textos por elas elaborados, ao buscarmos pontuar, com outros autores e autoras, dentro ou fora do Brasil, de que modo estes mobilizaram ideias e perspectivas de análise que estejam ou não em conexão vinculativa com os posicionamentos teóricos dessas autoras. E, finalmente, o nosso interesse é de tornar ainda mais elucidativa a necessidade da discussão de estereótipos que possam contribuir na construção de outros sentidos, outras narrativas, outras versões acerca do debate proposto.

Palavras-chave : Blackness; Black Experience; Diáspora; Masculinidades Negras; Feminismo Negro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )