SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Gênero, sexo e raça e a formação de subjetividades femininas em Cuba, século XIXMaternidad y prostitución ¿contradictorias y excluyentes? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

VENCATO, Anna Paula. Narrativas sobre conjugalidade de mulheres que se relacionam com crossdressers. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.147-165. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n1p147.

Este texto discute dados coletados em pesquisa com mulheres que se identificam como “esposas” ou “S/O’s” de homens que “praticam crossdressing”. É, também, um desdobramento de minha tese de Doutorado, sobre como homens que se identificam como crossdressers negociam esta prática em suas vidas cotidianas. A pesquisa parte de uma etnografia e é complementada por entrevistas semiestruturadas com estas mulheres. Busca-se compreender como elas lidam com as tensões relativas às convenções sobre gênero e sexualidade e com o manejo de segredo ao conviverem com esta prática. Também se discute como o crossdressing impacta a vida privada e a afetivo-sexual/conjugal de pessoas que se montam, em especial, naqueles casos em que os desejos e práticas relativas ao crossdressing do cônjuge foram revelados após vários anos de casamento.

Palavras-chave : conjugalidade; cuidado; gênero; sexualidade; cross-dressing.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )