SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Como famílias de baixa renda em São Paulo conciliam trabalho e família? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

LLORENT-BEDMAR, Vicente  e  PALMA, Verónica Cobano-Delgado. A mulher nos órgãos governamentais da Universidade de Sevilha. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.241-262. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n1p241.

Nas universidades espanholas, hoje em dia, há uma clara segregação horizontal por gênero, manifestada na distribuição desigual de alunos, e uma vertical, que se verifica no desequilíbrio de representação nos órgãos de chefia da universidade. Na Universidade de Sevilha a porcentagem de homens é quase o dobro da de mulheres nos setores de Ensino e Pesquisa. Nosso objetivo consiste em estudar a imagem que a mulher nos órgãos representativos projeta no professorado, para analisar possíveis desequilíbrios em função do gênero. Esta é uma pesquisa quantitativa, completada com técnicas de corte qualitativo. A incorporação da mulher nesses órgãos e a imagem que se projeta evidencia suas contribuições para a melhoria da sociedade em que vivemos, ao mesmo tempo que favorece a derrubada do chamado “telhado de vidro”.

Palavras-chave : mulher; universidade; igualdade de oportunidades; professor.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )