SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1“How I became what I am”: an aesthetics of twist cinema in films from the 1960s and 1970sReconfigurações da intimidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026xOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

ALMEIDA, Heloisa Buarque de. Educação do corpo: o seriado Mulher e a promoção de mensagens médico-educativas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.315-335. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n1p315.

O artigo apresenta uma reflexão sobre o seriado Mulher, exibido pela Rede Globo entre 1998 e 1999, dirigido ao público feminino e que concentrava uma intensa programação do chamado merchandising social voltado a temas médicos e preventivos. Através da narrativa sobre duas ginecologistas, o seriado tanto desenvolvia histórias melodramáticas e cômicas, como promovia intensamente uma série de mensagens voltadas aos temas da saúde feminina, valorizando noções de medicalização e cuidados com o corpo. O trabalho explora dois aspectos: parte do contexto (social e da emissora) em que se insere Mulher e como questões médicas e de tecnologia são apresentadas. Para interpretar o conteúdo do seriado, busca refletir sobre o merchandising e o uso de certa estrutura narrativa do melodrama que facilitaria um tom pedagógico, visando promover práticas de cuidado.

Keywords : mídia; teledramaturgia; gênero; saúde; mensagens sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )