SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2“Always Too Much of Everything!”: Health Production among Transvestities and TranssexualsUnder the “Best Interest”! The Homoaffectives and the Child in Adoption Procedures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

FERNANDES, Luís Antonio Bitante; BORGES, Águeda Aparecida da Cruz  and  LOBO, Rodolfo Pinheiro Bernardo. Travestilidade às avessas - a desconstrução de uma “paródia” identitária. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.473-494. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p473.

Neste artigo, fazemos uma discussão acerca das chamadas identidades de gênero, dada a complexidade e a emergência à questão, principalmente, nos últimos tempos. O propósito é explorar ambiguidades discursivas apresentadas no processo em que se identifica uma travesti, residente na cidade de Barra do Garças/MT que, no discurso de percepção de si, deixa marcas de estranhamento do próprio corpo. Sob o nosso parecer, tais marcas levam a uma desconstrução de suas identidades, num movimento performático e contraditório no qual se traveste de homem, mesmo se encontrando em um corpo masculino, não o reconhecendo. Ao fazer uso de seu órgão sexual de nascimento, o faz na elaboração de estratégias de sobrevivência. A fundamentação das análises são as teorias de gênero e queer, propostas de desconstrução dos significados da sexualidade.

Keywords : Desconstrução; Gênero; Sexualidade; Travestilidade; Identidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )