SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Travesty the Reverse - the Deconstruction of Identity ParodyRepresentations of Teachers about Sexual Diversity and Homophobia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

COITINHO FILHO, Ricardo Andrade. Sob o “melhor interesse”! O ‘homoafetivo’ e a criança nos processos de adoção. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.495-518. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p495.

O presente trabalho versa sobre o lugar da sexualidade quando um requerente à adoção é identificado como “homoafetivo” e quais diferenças emergem entre ser “homoafetivo gay” e “homoafetivo lésbica”. O objeto de análise são processos e habilitações de adoção “homoafetiva” conjunta, pleiteados no município do Rio de Janeiro. Na análise, intentou-se apreender a forma em que a homossexualidade tem sido compreendida quando há uma relação com a família e a parentalidade. Considerando as estruturas sociais, ao interpretar os processos, foram levadas em conta questões como: De que forma integrantes das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso pensam a adoção e homossexualidade? Que noções de família e sexualidades produzem ao conduzirem os processos? De que forma o princípio do “melhor interesse da criança” tem sido interpretado quando os requerentes são “homoafetivos”?

Keywords : Adoção; Sexualidade; Homoafetividade; Melhor interesse da criança; Direitos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )