SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Sob o “melhor interesse”! O ‘homoafetivo’ e a criança nos processos de adoçãoMasculinidades e docência na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SOUZA, Elaine de Jesus; SILVA, Joilson Pereira da  e  SANTOS, Claudiene. Representações de docentes acerca da diversidade sexual e homofobia. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.519-544. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p519.

As representações sociais que educadores/as possuem acerca da diversidade sexual influenciam a (des)construção de preconceitos na escola. Assim, essa pesquisa qualitativa objetivou analisar as representações sociais de educadores/as do ensino fundamental maior e médio acerca da diversidade sexual e da homofobia. Para tanto, empregou-se o método de análise de conteúdo na modalidade categorial temática. Os resultados obtidos evidenciaram que as representações dos/as educadores/as estão ancoradas em padrões sociais acerca da diversidade sexual, que geram preconceitos sutis e contribuem com a homofobia no ambiente escolar. Portanto, destaca-se a necessidade de (in)formações significativas acerca dessas temáticas, possibilitando aos/às docentes promover ações pedagógicas que contribuam para o reconhecimento da diversidade sexual.

Palavras-chave : Representações; Diversidade Sexual; Preconceitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )