SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Silêncio e vergonha: contracepção de emergência em drogaria do Rio de JaneiroNegociaciones en familia: género, trabajo y cuidado en Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

KALIL, Irene Rocha  e  AGUIAR, Adriana Cavalcanti de. Silêncios nos discursos pró-aleitamento materno: uma análise na perspectiva de gênero. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.637-659. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p637.

Este artigo aborda os discursos da atual Política Nacional de Aleitamento Materno brasileira, enfocando sentidos pouco explorados em seus materiais educativos. As perspectivas teórico-metodológicas adotadas foram a Semiologia dos Discursos Sociais, que entende o discurso como constitutivo e constituinte das relações sociais de poder, e os Estudos de Gênero, que questionam a naturalização da dualidade feminino/masculino como estruturante de uma essência fixa do ser. A análise identificou como, em geral, os materiais continuam a enfatizar a importância do aleitamento materno para a saúde da criança, omitindo ou tratando de forma estereotipada as perspectivas das mulheres sobre a prática. A complexidade da amamentação é pouco abordada, e o desmame como transição subjetiva na relação entre mãe, criança e mundo social, silenciado.

Palavras-chave : Aleitamento materno; Amamentação; Discursos; Silêncios; Desmame.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )