SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Negociaciones en familia: género, trabajo y cuidado en Chile“Mulher é trem ruim”: a “cozinha” e o “sistema” em um povoado norte-mineiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SAMPER-ERICE, Adriana  e  CHARAO-MARQUES, Flávia. Mulheres camponesas, discursos e práticas para outro desenvolvimento. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.683-705. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p683.

Este artigo propõe uma reflexão sobre aspectos do discurso sobre o desenvolvimento construído pelo Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), acessados por meio da análise de documentos e da observação das práticas das mulheres participantes. A primeira parte do texto trata dos diferentes discursos sobre mulheres e desenvolvimento, pontuando algumas das principais mudanças ao longo das últimas décadas. A próxima seção analisa os principais elementos que constroem o discurso sobre desenvolvimento do MMC, que se contrapõe aos princípios norteadores propostos pelas agências de desenvolvimento. São analisadas, também, as singularidades da proposta de um ‘feminismo camponês’ que conduz à problematização do ‘cuidado’ como categoria definidora do papel feminino nas transformações relacionadas ao desenvolvimento, especialmente tomando as práticas que incidem sobre a agricultura e a saúde.

Palavras-chave : Gênero; Feminismo; Pós-colonialidade; Agricultura; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )