SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2The Feminist Discourse in Chile and the Images of Women During Spanish RepublicHow Teenagers Apprehend Science and the Scientist Profession? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

FIGUEREDO, Raiza Barros de  and  CRUZ, Fatima Maria Leite. Psicologia: profissão feminina? A visão dos estudantes de Psicologia. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.803-828. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p803.

Este artigo apresenta resultados da pesquisa que problematizou a noção de profissão ‘feminina’ presente na psicologia, conceituação que é assentada no quantitativo majoritário de mulheres no exercício dessa profissão. Buscamos compreender os sentidos que são associados aos(às) profissionais da psicologia e ao ‘feminino’ a partir da Teoria das Representações Sociais, objetivando, ainda, mapear os preconceitos que cercam essa profissão. Apresentaremos, aqui, um dos procedimentos metodológicos adotados na pesquisa, a roda de conversa, cujos(as) participantes foram estudantes do penúltimo ano do curso de Psicologia de uma universidade pública do estado de Pernambuco. Através da análise de enunciação, interpretamos que a profissão foi associada ao cuidado, típica função atribuída ao feminino, porém, isso também foi questionado pelos(as) participantes, que demonstraram criticidade na reflexão sobre o tema, o que expressa os tensionamentos e as perspectivas de mudanças envolvidas na formação inicial das novas gerações de psicólogos(as).

Keywords : Psicologia; Profissão; Gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )