SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Psychology: Female Profession? The vision of Psychology's StudentsInvestigating Gender Issues in an Undergraduated Computing Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

REZNIK, Gabriela et al. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.829-855. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p829.

As representações midiáticas exercem importante influência na percepção de meninas sobre o universo científico. Neste trabalho, buscamos compreender de que forma mulheres adolescentes enxergam a ciência, as cientistas e os cientistas, a partir de discussões conduzidas por meio da técnica de grupos focais, estimuladas pela assistência de matérias dos programas Jornal Nacional e Fantástico, da Rede Globo. Realizamos quatro grupos focais com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro. Entre as percepções que emergiram nas discussões com as estudantes sobre a atividade científica, destacamos: a vinculação da ciência a conteúdos da disciplina de ciências, oferecida no Ensino Fundamental, e de biologia; a associação da ciência à experimentação e à descoberta; e a visão de ciência como acúmulo de conhecimento que tende a um crescimento linear. Não identificamos diferenças marcantes nas percepções das adolescentes de distintas classes sociais. Por utilizar uma abordagem qualitativa - pouco explorada em estudos sobre percepção pública da C&T -, este estudo pode contribuir para um entendimento mais aprofundado sobre a percepção de adolescentes sobre a atividade científica.

Keywords : Divulgação científica; percepção pública da ciência; estereótipo do cientista; mulheres; adolescentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )