SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?Queer na primeira pessoa: notas para uma enunciação localizada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

AMARAL, Marília Abrahão et al. Investigando questões de gênero em um curso da área de Computação. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.857-874. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p857.

É possível notar que, ainda hoje, a computação, por ser uma ciência considerada exigente e de difícil entendimento, é majoritariamente dominada por homens. Isto é reflexo da cultura que considera a mulher inapta para lidar com tarefas complexas. Além disso, é possível observar que o ingresso de minorias sociais em cursos da área, como as mulheres, está em declínio. Este artigo descreve uma pesquisa realizada para explorar questões de gênero em um curso de graduação na área de Computação. A pesquisa mapeou o trajeto de alunas do curso para investigar suas motivações, dificuldades, facilidades e expectativas quanto ao mesmo. Foram realizadas entrevistas e, posteriormente, uma análise qualitativa indicou a necessidade de ações que discutam as questões de gênero e incentivem a participação feminina na área de Computação.

Palabras clave : Gênero; Minorias sociais; Computação; Universidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )