SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3And the Black Women? Historical Narratives of Feminism Out of the WavesFeminism and National Narrative in Brazil and Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026xOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

BALLESTRIN, Luciana Maria de Aragão. Feminismos Subalternos. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.1035-1054. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n3p1035.

Especialmente a partir dos anos 1980, o encontro entre pós-colonialismo e feminismo trouxe importantes consequências práticas e teóricas para o entendimento da vida das mulheres sob o impacto - passado ou presente - do colonialismo. Uma das mais evidentes foi a geopolitização do debate feminista, inaugurado pela ideia de um feminismo terceiro-mundista e pós-colonial e que, atualmente, pode ser observado na tentativa de projetar um feminismo do sul e decolonial. O presente artigo possui dois objetivos teóricos principais: (a) demonstrar o antagonismo construído desde os anos 1980 entre o feminismo não ocidental e ocidental e (b) desenvolver um diálogo crítico com a versão contemporânea do feminismo decolonial latino-americano em relação à noção de colonialidade de gênero. Proponho a noção de “feminismos subalternos” para a compreensão de um movimento paradoxal: a construção dos feminismos outros só é possível quando eles se subalternizam em relação ao próprio feminismo moderno. Como consequência, evidencia-se a tensão entre o limite da fragmentação de diferenças irreconciliáveis e a necessária cosmopolitização da agenda feminista.

Keywords : Feminismo pós-colonial; feminismo descolonial; colonialidade; gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )