SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Medicina e feminização em universidades brasileiras: o gênero nas interseçõesO aborto provocado: um estudo a partir das experiências das mulheres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

MACHADO, Alleid Ribeiro. Mulheres da expansão portuguesa: histórias de (in)submissão. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.1129-1139. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n3p1129.

Neste artigo, analisamos o romance Da Índia, com amor, de Júlia Nery. Para tanto, justifica-se a inserção da autora dentro do cânone do romance histórico contemporâneo português, conforme as definições de Miguel REAL (2012). A seguir, elencam-se algumas relações entre as nações pós-colonizadas, bem como os pressupostos imperialistas ligados às nações ocidentais, de acordo com os estudos culturais defendidos por Edward SAID (2003). A ideia central é mostrarmos como a autora, dentro de seu projeto de reescrita da história, tem dado voz e ação a personagens femininas pouco evidenciadas pela história oficial, ao trazer para primeiro plano a história da aventura de mulheres portuguesas que foram adjuvantes na expansão marítima, mais precisamente, na Carreira da Índia. Contudo, observa-se que o romance apresenta a condição corporal feminina relacionada a outras formas de atuação, ou “moeda de troca” do governo imperialista português, a fim de fortalecer suas relações exteriores.

Palabras clave : romance histórico português contemporâneo; literatura de autoria feminina; expansão marítima; Júlia Nery.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )