SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3"Laws that Embody/Bodies that Are Laws": Bills on Abortion in ArgentinaGoing Back to the Discussion on Capitalism and Patriarchy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026xOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

REZENDE, Daniela Leandro. Desafios à representação política de mulheres na Câmara dos Deputados. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.1199-1218. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n3pRezende.

Este artigo discute os desafios à representação política de mulheres na Câmara dos Deputados. Argumento que à demanda pela eleição de mais mulheres deve ser agregada a discussão sobre as regras e procedimentos que regulam sua atuação, uma vez que essas podem limitá-la ou torná-la mais efetiva do ponto de vista da representação de mulheres. Avaliando a distribuição de recursos legislativos (vagas em comissões legislativas e presidências de comissões e da Mesa Diretora) entre legisladoras e legisladores, pode-se constatar que essa ocorre de forma desigual. Apesar disso, destaca-se positivamente a criação da Secretaria da Mulher, instância que pode potencializar a atuação das legisladoras, mitigando os efeitos decorrentes dessas constituírem uma “pequena minoria”. Por fim, argumento que o desafio de eleger mais mulheres deve se articular à necessidade de garantir que às mulheres já eleitas sejam assegurados recursos que potencializem mudanças que garantam maior presença de mulheres nos espaços de poder e decisão.

Keywords : gênero; poder legislativo; representação política de mulheres.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )