SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3“Leyes que son cuerpo/cuerpos que son leyes”: proyectos de ley de aborto en ArgentinaVoltando à discussão sobre capitalismo e patriarcado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

REZENDE, Daniela Leandro. Desafios à representação política de mulheres na Câmara dos Deputados. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.1199-1218. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n3pRezende.

Este artigo discute os desafios à representação política de mulheres na Câmara dos Deputados. Argumento que à demanda pela eleição de mais mulheres deve ser agregada a discussão sobre as regras e procedimentos que regulam sua atuação, uma vez que essas podem limitá-la ou torná-la mais efetiva do ponto de vista da representação de mulheres. Avaliando a distribuição de recursos legislativos (vagas em comissões legislativas e presidências de comissões e da Mesa Diretora) entre legisladoras e legisladores, pode-se constatar que essa ocorre de forma desigual. Apesar disso, destaca-se positivamente a criação da Secretaria da Mulher, instância que pode potencializar a atuação das legisladoras, mitigando os efeitos decorrentes dessas constituírem uma “pequena minoria”. Por fim, argumento que o desafio de eleger mais mulheres deve se articular à necessidade de garantir que às mulheres já eleitas sejam assegurados recursos que potencializem mudanças que garantam maior presença de mulheres nos espaços de poder e decisão.

Palavras-chave : gênero; poder legislativo; representação política de mulheres.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )