SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Judith Butler en Argentina. Recepción y polémicas en torno a la teoría de la performatividad del géneroSob o véu da intervenção: discursos de gênero na guerra do Afeganistão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

MATUELLA, Iazana. Conflitos armados e a agenda internacional: a questão da mulher. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.1277-1295. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n3p1277.

A violência contra a mulher é um debate antigo e possui reivindicações de mulheres, de forma organizada, há mais de um século. Porém, sua introdução como importante tema na agenda internacional foi recente e dependeu de um grande esforço de grupos de mulheres. Assim, esse artigo pretende analisar como os movimentos de mulheres, desde 1945, com a criação da Organização das Nações Unidas, influenciaram a incorporação da problemática da violência contra a mulher, principalmente em períodos de conflitos armados, pelo sistema internacional de proteção da pessoa humana, bem como a observância dessas diretrizes pelos Estados e Organizações Internacionais. O argumento aqui apresentado é que apenas a partir da década de 1990, com as Transnational Advocacy Networks (TANs) efetivadas e pela consideração dos Direitos das Mulheres como um Direito Humano fundamental, foi que a temática recebeu a valoração que merecia na agenda internacional. Esse impacto escoou também para o âmbito dos conflitos armados, onde as mulheres são as mais impactadas e vulnerabilizadas. Portanto, diversas normas foram criadas a fim de eliminar a violência de gênero, e conclui-se que a principal falha se mantém na inobservância dessas diretrizes, tanto a nível estatal como internacional.

Palavras-chave : violência contra a mulher; feminismo; direitos humanos; conflitos armados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )