SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Conflitos armados e a agenda internacional: a questão da mulherLa violencia de género em Ecuador: un estudio sobre los universitarios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SOUZA, Ana Clara Telles Cavalcante de. Sob o véu da intervenção: discursos de gênero na guerra do Afeganistão. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.1297-1312. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n3p1297.

Na esteira dos atentados de 11 de setembro de 2001, a sociedade estadunidense viu emergir uma série de discursos de gênero que construiu a Guerra do Afeganistão como uma intervenção militar de “libertação” das mulheres afegãs. Avançando uma leitura crítica sobre a agenda internacional de Mulheres, Paz e Segurança, argumentamos que justificativas de gênero à Guerra no Afeganistão foram tornadas possíveis pela forma como a comunidade internacional lida politicamente com a interseção entre gênero e segurança em intervenções militares e missões de paz, invisibilizando o modo como ideais hegemônicos de masculinidade(s) subjazem à própria lógica norteadora das intervenções militares. Dessa forma, o processo de generização da ‘guerra ao terror’ foi tornado possível pelo avanço de entendimentos específicos sobre as mulheres e gênero dentro de uma agenda internacional de gender mainstreaming – e que tem como consequência última a despolitização do debate sobre gênero em segurança internacional.

Palavras-chave : gênero; masculinidades; guerra ao terror; guerra do Afeganistão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )