SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Heroínas pós-feministas: as contradições da produção audiovisual feminina no YouTubeRelações de gênero no cinema: contestação e resistência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SANTOS, Érica Ramos Sarmet dos  e  TEDESCO, Marina Cavalcanti. Iniciativas e ações feministas no audiovisual brasileiro contemporâneo. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.1373-1391. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n3p1373.

É possível afirmar que nos últimos dois anos a palavra feminismo adquiriu um novo peso, conquistando um espaço significativo nas redes sociais, na mídia e nas ruas. O audiovisual foi uma das áreas que acompanhou esta ascensão recente do feminismo, o que se materializou através de uma série de iniciativas focadas em reivindicar direitos e discutir o machismo no mercado de trabalho. Neste artigo pretendemos, sem nenhuma pretensão de esgotar o tema, apresentar e refletir sobre oito iniciativas que consideramos emblemáticas dessa intersecção contemporânea entre feminismo e cinema: Mulher no Cinema, Mulheres do Audiovisual Brasil, Mulheres Negras no Audiovisual Brasileiro, Cabíria Prêmio de Roteiro, Eparrêi Filmes, Academia das Musas, Cineclube Delas e o FINCAR - Festival Internacional de Cinema de Realizadoras.

Palavras-chave : mulheres; feminismo; cinema; audiovisual brasileiro contemporâneo.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )