SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Imperfeições no papel: a infertilidade nas páginas da Revista Pais & Filhos“Em nome da mãe”: performatividades e feminizações em um CRAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

ARAUJO, Fernanda Santos  e  VASCONCELLOS, Bruna Mendes de. Vivenciando o ser mulher em uma mina de carvão. Rev. Estud. Fem. [online]. 2018, vol.26, n.1, e44967.  Epub 09-Jan-2018. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2018v26n144967.

Neste artigo exploramos a vivência de uma mulher engenheira durante um processo de pesquisa-ação em uma mina de carvão autogestionária em Criciúma (SC). Construímos um relato que não se refuta a evidenciar a reprodução de padrões hierarquizados de gênero, mas cujo foco é situar cenas concretas através das quais complexificamos as relações de poder de gênero - permeadas pela classe e raça - e damos visibilidade às atitudes opositivas performadas pelas mulheres. Esse trabalho é fruto de um diálogo entre a engenheira que esteve nas minas e uma engenheira pesquisadora das relações de gênero, cujos caminhos se cruzam na militância por uma engenharia contra-hegemônica. Inspiradas pelas epistemologias feministas, lançamos luz aqui sobre margens e estratégias de resistência pouco visibilizadas e que, no entanto, contribuem na luta cotidiana de desconstrução de relações de poder.

Palavras-chave : Relato de vivência; mina de carvão; epistemologias feministas; consciência opositiva; engenharia engajada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )