SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Women Athletes of Futsal: Strategies of Resistance and Permanence in the SportGender and Corporal Movement Culture: Practices and Perceptions of Boys and Girls author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026xOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

AUAD, Daniela  and  CORSINO, Luciano. Feminismos, interseccionalidades e consubstancialidades na Educação Física Escolar. Rev. Estud. Fem. [online]. 2018, vol.26, n.1, e42585.  Epub Jan 09, 2018. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2018v26n142585.

Ao debater a abordagem interseccional e considerando o conceito de consubstancialidades, o presente artigo analisa, por um lado, a sub-representação das meninas e mulheres na Educação Física Escolar. Por outro lado, debate formas de transgressão engendradas por alunas e docentes, que buscam uma prática pedagógica capaz de cruzar fronteiras cristalizadas pela tradição, a partir de uma perspectiva de Educação Física Escolar que propicie o debate e a transformação dos arranjos de gênero polarizados e binários. São ainda considerados os conceitos de Coeducação e de Aprendizado da Separação como potentes instrumentos para debater a maneira como podem ser percebidas, mantidas e/ou transformadas as relações raciais e de gênero, estabelecidas e usualmente em jogo, em rica rede de possibilidades nos espaços escolares.

Keywords : interseccionalidade; consubstancialidade; alquimia das categorias sociais; feminismos; Educação Física Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )