SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Mulheres atletas de futsal: estratégias de resistência e permanência no esporteGênero e cultura corporal de movimento: práticas e percepções de meninas e meninos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

AUAD, Daniela  e  CORSINO, Luciano. Feminismos, interseccionalidades e consubstancialidades na Educação Física Escolar. Rev. Estud. Fem. [online]. 2018, vol.26, n.1, e42585.  Epub 09-Jan-2018. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2018v26n142585.

Ao debater a abordagem interseccional e considerando o conceito de consubstancialidades, o presente artigo analisa, por um lado, a sub-representação das meninas e mulheres na Educação Física Escolar. Por outro lado, debate formas de transgressão engendradas por alunas e docentes, que buscam uma prática pedagógica capaz de cruzar fronteiras cristalizadas pela tradição, a partir de uma perspectiva de Educação Física Escolar que propicie o debate e a transformação dos arranjos de gênero polarizados e binários. São ainda considerados os conceitos de Coeducação e de Aprendizado da Separação como potentes instrumentos para debater a maneira como podem ser percebidas, mantidas e/ou transformadas as relações raciais e de gênero, estabelecidas e usualmente em jogo, em rica rede de possibilidades nos espaços escolares.

Palavras-chave : interseccionalidade; consubstancialidade; alquimia das categorias sociais; feminismos; Educação Física Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )