SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Feminisms, Intersectionalities and Consubstantialities in Physical EducationGuerreiras Project: Soccer and Women’s Empowerment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026xOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

ALTMANN, Helena et al. Gênero e cultura corporal de movimento: práticas e percepções de meninas e meninos. Rev. Estud. Fem. [online]. 2018, vol.26, n.1, e44074.  Epub Jan 09, 2018. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2018v26n144074.

Este artigo apresenta os resultados e as análises de uma pesquisa com meninas e meninos dos 8os e 9os anos do ensino fundamental da região metropolitana de uma cidade brasileira. Identificaram-se suas percepções sobre as experiências com as atividades físicas e esportivas, a frequência com que as praticam dentro e fora da escola, seus interesses em relação a elas e suas percepções a respeito do prazer pela prática, da competência corporal e do apoio social. A investigação aplicou questionários fechados aos estudantes, e a amostra final contou com 1742 sujeitos, provenientes de 39 escolas. O gênero mostrou-se um marcador de diferença estatisticamente significativo nos resultados: as desigualdades de gênero foram favoráveis aos meninos em quase todos os aspectos avaliados, exceto no apoio docente, que foi percebido de forma equânime.

Keywords : gênero; educação física; escola; esporte; atividade física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )