SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Feminismos, interseccionalidades e consubstancialidades na Educação Física EscolarGuerreiras Project: futebol e empoderamento de mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

ALTMANN, Helena et al. Gênero e cultura corporal de movimento: práticas e percepções de meninas e meninos. Rev. Estud. Fem. [online]. 2018, vol.26, n.1, e44074.  Epub 09-Jan-2018. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2018v26n144074.

Este artigo apresenta os resultados e as análises de uma pesquisa com meninas e meninos dos 8os e 9os anos do ensino fundamental da região metropolitana de uma cidade brasileira. Identificaram-se suas percepções sobre as experiências com as atividades físicas e esportivas, a frequência com que as praticam dentro e fora da escola, seus interesses em relação a elas e suas percepções a respeito do prazer pela prática, da competência corporal e do apoio social. A investigação aplicou questionários fechados aos estudantes, e a amostra final contou com 1742 sujeitos, provenientes de 39 escolas. O gênero mostrou-se um marcador de diferença estatisticamente significativo nos resultados: as desigualdades de gênero foram favoráveis aos meninos em quase todos os aspectos avaliados, exceto no apoio docente, que foi percebido de forma equânime.

Palavras-chave : gênero; educação física; escola; esporte; atividade física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )