SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Feminicídios: um longo debateRelações de gênero e organização em casais que trabalham fora de casa: execução vs. responsabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

LIBERATO, Tatiane Furukawa  e  ANDRADE, Thales Haddad Novaes de. Relações de gênero e inovação: atuação de mulheres nos NITs paulistas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2018, vol.26, n.2, e41763.  Epub 04-Jun-2018. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2018v26n241763.

As últimas décadas presenciaram avanços importantes no que diz respeito à inserção e participação das mulheres no campo científico. Entretanto, estudos demonstram que essa participação ainda é menor que a masculina, indicando que as mulheres não avançam na carreira científica de forma igualitária. Partindo do pressuposto de que o crescimento expressivo do número de mulheres nas universidades do país revela que a mulher pode estar mais engajada em trabalhos relacionados ao campo da Ciência, Tecnologia e Inovação, neste artigo verificamos como esta participação tem acontecido na atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) paulistas, através de levantamento qualiquantitativo das mulheres neste campo. O intuito foi debater o tema permeado pela relação atual de universidade-empresa considerando o número de mulheres neste processo de inovação, e como um estudo dessa natureza pode ser ferramenta para maiores discussões e/ou participações das mulheres no desenvolvimento da Ciência.

Palavras-chave : Mulheres e Núcleos de Inovação Tecnológica; Gênero e Ciência; Mulheres nos NITs; Gênero e Inovação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )