SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Relações de gênero e inovação: atuação de mulheres nos NITs paulistasDa excitação à multiplicação: imagens sadomasoquistas e fetichistas de Bizarre índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

CAMPOS, Consuelo Campos  y  MUNOZ, Lucía Saldaña. Relações de gênero e organização em casais que trabalham fora de casa: execução vs. responsabilidade. Rev. Estud. Fem. [online]. 2018, vol.26, n.2, e42931.  Epub 04-Jun-2018. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2018v26n242931.

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação empírica qualitativa, que aborda as relações de gênero e as adaptações domésticas configuradas em lares de casais que trabalham na região da Grande Concepción urbana, Chile. Durante este estudo problematizaram-se elementos biográficos, expectativas profissionais e desenvolvimento laboral, com elementos teóricos-contextuais, de modo a caracterizar como se desenvolvem as dinâmicas e as rotinas domésticas entre os integrantes destas famílias. A partir dos testemunhos, identificam-se descobertas que permitem sustentar a persistência de elementos adscritos ao modelo tradicional-patriarcal de distribuição das funções domésticas, como também de algumas mudanças práticas associadas a transformações nas trajetórias laborais de mulheres e homens.

Palabras clave : Pais e mães profissionais; relações de gênero; distribuição de tarefas domésticas; parentalidade; trabalho doméstico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )