SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Gender Discrimination in the Argentine University SystemArtivism, Feminist Aesthetics and Production of Subjectivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026xOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

MONTEIRO, Rosa; FREITAS, Vivalda  and  DANIEL, Fernanda. Condições de trabalho num universo profissional feminizado. Rev. Estud. Fem. [online]. 2018, vol.26, n.2, e34529. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2018v26n234529.

Apresentam-se aqui os resultados de um estudo de caso sobre as condições de trabalho num universo profissional feminizado, e como são percecionadas por trabalhadoras e gestores. O estudo decorreu numa clínica privada de saúde e a metodologia incluiu entrevistas semiestruturadas e observação direta. Verificamos a proposição inicial exploratória de que a segregação sexual do trabalho explica as condições de trabalho nos sectores feminizados bem como as perceções dos atores sociais acerca delas. Os principais efeitos são a invisibilização das desigualdades e dos riscos psicossociais associados às condições de trabalho das mulheres, marcadas pela intensidade e carga, precariedade e não participação nas decisões, exigência de tarefas extracontratuais, exposição a agressões e assédio, intensidade emocional, não reconhecimento de competências, e correlativa desvalorização salarial.

Keywords : condições de trabalho; segregação ocupacional; mulheres; riscos profissionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )