SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Discriminación de Género en el Sistema Universitario ArgentinoArtivismo, estética feminista e produção de subjetividade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

MONTEIRO, Rosa; FREITAS, Vivalda  y  DANIEL, Fernanda. Condições de trabalho num universo profissional feminizado. Rev. Estud. Fem. [online]. 2018, vol.26, n.2, e34529. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2018v26n234529.

Apresentam-se aqui os resultados de um estudo de caso sobre as condições de trabalho num universo profissional feminizado, e como são percecionadas por trabalhadoras e gestores. O estudo decorreu numa clínica privada de saúde e a metodologia incluiu entrevistas semiestruturadas e observação direta. Verificamos a proposição inicial exploratória de que a segregação sexual do trabalho explica as condições de trabalho nos sectores feminizados bem como as perceções dos atores sociais acerca delas. Os principais efeitos são a invisibilização das desigualdades e dos riscos psicossociais associados às condições de trabalho das mulheres, marcadas pela intensidade e carga, precariedade e não participação nas decisões, exigência de tarefas extracontratuais, exposição a agressões e assédio, intensidade emocional, não reconhecimento de competências, e correlativa desvalorização salarial.

Palabras clave : condições de trabalho; segregação ocupacional; mulheres; riscos profissionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )