SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Condições de trabalho num universo profissional feminizadoIntersetorialidade e ações de combate à violência contra a mulher índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

STUBS, Roberta; TEIXEIRA-FILHO, Fernando Silva  y  LESSA, Patrícia. Artivismo, estética feminista e produção de subjetividade. Rev. Estud. Fem. [online]. 2018, vol.26, n.2, e38901. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2018v26n238901.

Diante da crescente serialização subjetiva e captura biopolítica dos corpos, das práticas estéticas e desejos, faz-se cada vez mais necessário pensarmos na expansão inventiva de nosso território subjetivo como forma de resistência e criação. É diante desse contexto de captura e docilização que recorremos ao feminismo pós-estruturalista, para pensarmos uma possível estética feminista enquanto força afirmativa que tanto desconstrói a ideia de sujeito/a e subjetividade tradicionais quanto produz outras figurações para os corpos e para as subjetividades. Nesse sentido, lançaremos nosso olhar para duas artistas paranaenses, Elisa Riemer e Fernanda Magalhães, para localizar, em seus trabalhos, um artivismo feminista que em um só tempo provoca a desconstrução e a construção de outras relações com os corpos, com as práticas e com a subjetivação.

Palabras clave : estética feminista; figurações pós-identitárias; artivismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )