SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Artivismo, estética feminista e produção de subjetividadeModelos culturais e anencefalia: aborto ou antecipação terapêutica de parto? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

COUTO, Vinicius Assis; ROCHA, Rafael Lacerda Silveira; RIBEIRO, Ludmila Mendonça Lopes  y  SILVEIRA, Andrea Maria. Intersetorialidade e ações de combate à violência contra a mulher. Rev. Estud. Fem. [online]. 2018, vol.26, n.2, e45859. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2018v26n245859.

O artigo busca entender qual é a capacidade das redes construídas no âmbito da Lei Maria da Penha e do projeto Mulheres da Paz para lidar com as temáticas da violência de gênero. Para tanto, foram comparadas as percepções de atores-chave no que se refere aos arranjos intersetoriais advindos da Lei Maria da Penha no município de Belo Horizonte e das redes de proteção criadas através do projeto Mulheres da Paz, de Uberaba, bem como entrevistas semiestruturadas com os beneficiários dessas ações. Conclui-se que ambas as ações apresentam múltiplas dificuldades em se institucionalizarem como práticas intersetoriais e parcerias sólidas com outras organizações que atendem mulheres vítimas de violência, evidenciando que, apesar dos discursos acerca da participação e intersetorialidade, cada vez mais presentes nas ações e políticas de enfrentamento à violência, na prática essas ações tiveram pouca ressonância.

Palabras clave : violência de gênero; Lei Maria da Penha; Mulheres da Paz; intersetorialidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )